Connect with us

Cultura

UFRN e IFRN lançam guias culturais indígena e afro do Rio Grande do Norte

Publicado

Evento de lançamento ocorre na página do Facebook IFRN Zona Leste nesta quarta (3), às 19h

Você conhece as comunidades indígenas do Rio Grande do Norte? Sabe como chegar até elas e identificar a presença e as relações com a sua história? E as comunidades afro-brasileiras no Seridó? Você sabe onde se localizam e como suas influências se espalham na vida dos potiguares? Você conhece as suas raízes?

Com o objetivo de disseminar esses conhecimentos, estão sendo lançados nesta quarta-feira (3), a partir das 19h, o Guia Cultural Indígena do Rio Grande do Norte e o Guia Cultural Afro do Seridó. O evento acontece de forma online através da página do Facebook IFRN Zona Leste.

Imagem: Divulgação | IFRN/UFRN

Os guias são um trabalho dos pesquisadores responsáveis pelo Projeto de Extensão Troncos, Ramos e Raízes, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN (PPGAS), com o apoio dos pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRN (Neabi). 

O evento de lançamento vai contar com uma apresentação dos guias, seguida por um diálogo entre os pesquisadores e representantes de lideranças indígenas e das comunidades afro-brasileiras do Seridó. O lançamento será coordenado pela professora Julie Antoinette Cavignac (PPGAS), por parte da UFRN, e pelo professor Nilton Xavier, por parte do IFRN. Os textos são uma publicação da Editora Flor de Sal, com a colaboração de Flávia Assaf, da Editora.

GUIA CULTURAL AFRO DO SERIDÓ

“Refletir sobre os processos de apagamento da presença das populações africanas e afro-brasileiras na história do Seridó é uma tarefa urgente, pois os estigmas e as desigualdades sociais, econômicas e culturais continuam pesando sobre as comunidades quilombolas que lutam pela apropriação e ressignificação de sua memória histórica. Mesmo se existem pesquisas antropológicas e se os documentos estão sendo analisados pelos historiadores, o patrimônio imaterial das comunidades, os monumentos e a história envolvendo heróis negros precisam ser melhor divulgados. O debate deve ser ampliado com o objetivo de atingir um público diversificado, revelar a importância dos grupos na história da região e o protagonismo destes sujeitos históricos.”

GUIA CULTURAL INDÍGENA DO RIO GRANDE DO NORTE

“O Guia Cultural Indígena oferece informações gerais sobre a presença histórica e a dinâmica social e cultural das comunidades indígenas, mapeando os principais registros e monumentos históricos, arqueológicos e narrativos, bem como os lugares de memória das populações nativas, e disponibiliza os resultados das pesquisas realizadas; não pretende ser exaustivo. A ideia é também estimular uma reflexão crítica sobre a história e o legado das populações indígenas no âmbito escolar e acadêmico, abrindo possibilidades de pesquisas para alunos e professores dos mais diversos campos do conhecimento, como história, sociologia, arqueologia, antropologia ou literatura.”

SERVIÇO:

Lançamento online

Guia Cultural Indígena do Rio Grande do Norte | Guia Cultural Afro do Seridó

Quando: 3 de junho de 2020, às 19h

Onde: página do Facebook do IFRN Zona Leste

PARTICIPANTES:

Mediação: Flávio Ferreira (Campus Canguaretama – IFRN)

Apresentação e diálogo: Julie Cavignac (PPGAS – UFRN)

Carmen Alveal (PPGH – UFRN); Thiago Dias (PPGH – UFRN)

Nilton Xavier Bezerra (Neabi – IFRN) 

Jardelly Luana da Costa Santos (Irmandade do Rosário de jardim do Seridó) 

José Glebson Vieira (PPGAS – UFRN)

José Clewton do Nascimento (PPEUR – UFRN)

Lúcia Paiacu Tabajara (Liderança Indígena – Museu do Indio Luíza Cantofa)

Luiz Katu (Liderança Indígena – APIRN)

Rita Neves (PPGAS – UFRN) 

Tayse Michelle Campos da Silva (PPGAS – UFRN – Liderança Indígena )

Thiago Dias (PPGH – UFRN)

Fonte: Assessoria de Comunicação – IFRN

Continue Reading
Deixe seu comentrio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 Elo Jornal. Todos os direitos reservados. contato@elojornal.com.br

X